Categorias
plantas semana 5

Tupinambo

Características: O tupinambo é uma raiz norte-americana da família do girassol, sendo chamado em Portugal de girassol-batateiro. Destaca-se por ser uma raiz riquíssima em inulina, uma substância que estimula a flora intestinal, ajudando a modular a imunidade, a liberação de hormônios e a assimilação de nutrientes. Destaca-se por seu alto teor de potássio, de ferro, de vitamina C e vitamina B1. Pode ser usada crua em saladas, ralada, ou cozida junto com carnes, com feijão, com arroz, assada, ou acrescentada às sopas.
Preparo: Pouco cozimento a deixa com textura de cenoura, com um pouco mais de cozimento fica molinha igual mandioquinha.
Possui um sabor intenso, que lembra o da alcachofra (que é sua parente). Recomendamos que seja usada com parcimônia, assim como a cebola, porque em grande quantidade pode causar flatulência.

Observações: Não é recomendado para quem fez cirurgias gastrointestinais, assim como para síndrome do intestino irritável.
ATENÇÃO: Não é necessário descascar, porque grade parte dos nutrientes está na casca. Quebre as raízes ramificadas e passe uma escova nas reentrâncias, para garantir que toda terra seja tirada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *